Processos produtivos em harmonia com a preservação ambiental. Nossas boas práticas operacionais refletem o nosso cuidado com os recursos naturais.
Indispensável para a vida no planeta, a água, na Ibema, é tratada com o respeito que merece. Nossa unidade em Embu das Artes consome três vezes menos recursos hídricos e gera 20% menos efluentes – a planta acumula ainda um dos maiores índices de reuso de águas do país.
Em Turvo, nossa fábrica também ficou mais eficiente: reduzimos em quase 10% o uso de água e passamos a produzir menos efluentes. Nas duas unidades realizamos o tratamento adequado e devolvemos ao meio ambiente, com qualidade superior, a água captada para o processo produtivo.
Nosso compromisso com a melhoria contínua se reflete na gestão responsável dos resíduos sólidos gerados em nossa produção. Alternativas sustentáveis como a reciclagem, o coprocessamento e a compostagem são priorizadas no processo final e destinação. Confira:
• Aterro Zero: em Embu das Artes, nenhum resíduo é encaminhado para Aterros Industriais. Turvo também já faz o processamento de cerca de 80% dos seus resíduos.
• Biomassa: na unidade de Turvo, realizamos o descascamento de madeira. Os resíduos gerados nesse processo são utilizados como combustível para nossa caldeira, que é alimentada por biomassa para geração de vapor para a fábrica.
Desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da Ibema e da Green Mining - para dar uma nova vida aos copos de uso único, transformando-os em luvas de copos para bebidas quentes.
Em parceria com a activas, empresa especializada em logística reversa e plásticos industriais, desde 2021
Mantemos baldes plásticos em nossa fábrica em Embu das Artes, onde os funcionários depositam
resíduos plásticos que posteriormente são transformados em resina de PCR. A iniciativa partiu do
Suprimentos em parceria com a área de P&D, e ganhou apoio das áreas de Meio Ambiente, Processos e Gestão Industrial.
O projeto se desenvolve pela startup Green Mining, junto com a Ibema e em parceria com o Grupo Boticário. Em Embu das Artes, em São Paulo, tem como meta lidar com reciclados de uma forma inédita. Gerando renda extra para a região local.